Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Gojira – L’Enfant Sauvage (2012)



Hails
Trazendo mais um lançamento,so aqui no Headbanger.
No cenário da música pesada atual, há pouquíssimas bandas em ascensão que praticam um som tão singular e, em certos pontos, único como os franceses do Gojira.
A envolvente mistura dos atributos viscerais do death metal  com  doses de  groove e experimentalismo, por fim, sobrepostos a  letras ecológicas e espirituais; conferiu ao grupo  uma base de fãs variada que aumenta gradativamente. Apesar das composições da banda serem bastante técnicas, os músicos nunca investiram claramente em virtuosismo - não há solos, por exemplo - e desde o primeiro registro ("Terra Incognita", de 2000), aparentam fugir dos clichês comuns a música pesada.
Atualmente,  passando por uma ótima fase - que também inclui o lançamento, quase paralelo a este, do box "The Flesh Alive" -, o Gojira apresenta o seu quinto álbum intitulado "L'Enfant Sauvage" (em português, 'A Criança Selvagem'). Título este que remete a clássica obra cinematográfica francesa de mesmo nome, a propósito. Segundo Joe Duplantier (vocais e guitarra), o disco não fora nomeado em inglês ('The Wild Child') porque, em sua opinião, a expressão original é tão particular que não pode ser bem traduzido para a língua inglesa.
O álbum tem sua introdução com a agressiva "Explosia".  Uma abertura digna com riffs bem ao 'estilo Gojira', ou seja, dissonantes e repletos de groove,  pick scrape  - recursos que envolvem palhetas raspando as cordas e, em algumas outras ocasiões, até a troca de seletores/captadores etc. -, assim, possibilitando uma sonoridade moderna e distinta. Aliás, isso já é quase uma marca registrada dos riffs desenvolvidos pelos guitarristas Joe Duplantier e Christian Andreu.
Principalmente na segunda parte de "Explosia", o incrível trabalho de bateria feito por Mario Duplantier - sim, ele é irmão de Joe - também se destaca. Entretanto, é a finalização cadenciada com melodias pouco usuais, em um clima quase western, que rouba a cena.
A audição de  "L'Enfant Sauvage" tem prosseguimento com a incrível faixa-título - primeiro single do álbum que, consequentemente, fora divulgada antes das demais - e "The Axe". Com boas variações, a primeira destaca-se pelo incrível trabalho de Joe Duplantier nos vocais - sua interpretação, nos guturais, é incrível - e linhas de guitarras 'soladas' atípicas ao Gojira. Já a segunda, eleva o peso - remetendo bastante os americanos do Morbid Angel na fase 'Domination' (1994), por exemplo - e na metade final, apresenta um dos riffs mais grudentos criados pela banda. Excelente!
A quarta faixa ("Liquid Fire") também fora disponibilizada previamente. Aqui roubam atenção as linhas de bateria e, como sempre, a afiada dupla de guitarras. Saliento que esta é uma das composições com um apelo mais moderno do álbum que e que utiliza, inclusive, o efeito vocoder nos vocais de Joe em certos momentos. Esse efeito causa uma impressão robótica na voz o que, em minha opinião, cai como uma luva na sonoridade do Gojira - ele já foi utilizado em 'A Sight to Behold', do álbum anterior, na realidade. Aos saudosos, lembrará o trabalho de Paul Masvidal, do Cynic.
O disco segue com a pequena instrumental "The Wild Healer" - instrumentais com 'climas de jam' são quase uma obrigatoriedade nos álbuns da banda, vale lembrar - e "Planned Obsolescence". Esta última é  uma das melhores e mais brutais do disco - aqui a influência de death metal é latente. Além disso, sua conclusão limpa introduz a também violenta, "Mouth of Kala". Nesta sétima faixa, os vocais limpos reaparecem e o groove criado pela bateria / baixo soa ainda mais cativante que nas músicas anteriores. Não há muito o que comentar: apenas ouça o encerramento da composição e ateste a criatividade dos músicos em elaborar riffs realmente pesados, mas que ainda assim soam marcantes.Baixa aew galera e não deixem de comentar!!!
SALUT666
Tracklist:
1.Explosia06:39
2.L'enfant Sauvage04:18
3.The Axe04:34
4.Liquid Fire04:17
5.The Wild Healer01:48
6.Planned Obsolescence     04:39
7.Mouth of Kala05:51
8.The Gift of Guilt05:56
9.Pain Is a Master05:07
10.Born in Winter03:51
11.The Fall05:25
DOWNLOAD LINKS
RAPIDGATOR: Download
Bonus DVD:
RAPIDGATOR:Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário